O que você precisa saber sobre a balança comercial do mercado internacional

Ter domínio em diversas áreas e sobre diversos assuntos é pré-requisito para ser considerado um bom profissional de comércio exterior. Um dos conhecimentos necessários é a interpretação do funcionamento da balança comercial de um país.

Esse é um conceito da economia que quantifica a diferença entre as importações e as exportações em um determinado período. Ele está diretamente ligado com o Produto Interno Bruto e é um indicador da situação financeira do país, servindo de parâmetro para a comparação com outros.

Os resultados da balança comercial podem ser apresentados em três status diferentes: superávit, déficit ou equilíbrio.

Para ser considerada em superávit, o volume de exportações deve ser maior do que o volume de importações. Caso o volume de importações seja maior, a balança é considerada em déficit. Por fim, quando tanto as importações e as exportações se equiparam, a balança fica em equilíbrio.

Esses resultados permitem fazer diversas avaliações de cenários. Por exemplo, o superávit na balança pode representar que as empresas exportadoras têm demandas significativas e que passam por um cenário positivo de mercado, com grande capacidade de investimentos.

O déficit, apesar do nome, também não é necessariamente algo ruim. Em alguns casos, o número maior em importações pode representar maior retorno lucrativo com produtos estrangeiros.

O que pode influenciar nos resultados da balança comercial?

A quantificação das transações é o que determina o resultado da balança comercial, mas as atividades de compra e venda no mercado internacional sofrem efeito de diversos fatores que influenciam no seu resultado.

A relação entre oferta e demanda é uma delas. A variação da quantidade de produtos disponibilizados para compra ou venda ao longo de um período pode ser grande e influenciar no resultado da balança. Um país que se vê obrigado a importar produtos de outro porque passou por algum tipo de crise é algo que pode alterar completamente o resultado na balança comercial.

Além desse, outros fatores como a variação na taxa de câmbio e o grau de protecionismo estabelecido pelos países para defender o mercado interno também geram influência direta nos resultados.

Por que a balança comercial é importante?

O resultado da balança comercial é utilizado para calcular o Produto Interno Bruto (PIB) do país, que é a soma monetária de todos os bens e serviços produzidos em um determinado período. Tendo resultado positivo, a economia interna também terá influência positiva.

Se a balança comercial termina em superávit, há a injeção de recursos financeiros originários da venda de produtor para o exterior, o que, pela lógica, aumenta o capital em circulação no território nacional.

Qual é a relação da balança comercial com as empresas de comércio exterior?

Tendo em vista a importância da balança comercial, é necessário observar que empresas da área de comércio exterior tem grande responsabilidade sobre o tema para o país. É por meio delas que as transações internacionais ocorrem.

O preço do serviço da logística internacional interfere diretamente nas operações de importação e exportação, sendo determinante em diversas negociações. O bom entendimento sobre o assunto é de grande influência para que esse serviço seja devidamente executado. A Cronos Logistics trabalha com a transferência de cargas de um país a outro.

Com mais de 10 anos de atuação na área, podemos dizer com segurança que sabemos o que estamos fazendo. Aqui oferecemos confiança e segurança que as empresas precisam para consagrar os seus negócios. Entre em contato e saiba como podemos ajudar você.

• LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco