Como o comércio exterior se comporta em um mundo tecnológico

A cada dia que passa, a tecnologia se insere mais na vida das pessoas. No comércio exterior não seria diferente. A necessidade de simplificar processos e torná-los mais ágeis é cada vez mais essencial e as empresas que não se adaptarem a esse novo formato podem estar comprometidas.

Com a utilização dela, todas as movimentações de mercadorias, desde o porto de origem até a entrega do produto podem ser acompanhadas em tempo real. Além disso, há maior controle na gestão das informações que envolvem esse transporte.

No comércio exterior, a análise e a submissão de documentos para órgãos de controle faz parte da rotina de trabalho. Essa conferência de documentos deve ser minuciosa e qualquer desatenção pode resultar em erros. Com a tecnologia, essa atividade foi simplificada, pois deixou de exigir a impressão de papeis desnecessários e passou a ser automatizada.

A Receita Federal é um desses órgãos e ela já deu um passo importante em direção ao uso da tecnologia. O Siscomex é uma plataforma digital onde as empresas que atuam no comércio exterior devem inserir todas as informações de importação e exportação. Com o sistema, novas mudanças foram implantadas com o intuito de simplificar ainda mais os processos.

Entre as mais novas reformulações está a implantação da DUIMP, a Declaração Única de Importação. Ela é um documento eletrônico que reúne todas as informações necessárias para o controle das importações. O piloto dessa ferramenta foi lançado em 2018 e deve ser disponibilizado por completo neste ano.

Assim como a DUIMP, a DU-E, Declaração Única de Exportações, já havia sido implantada entre os anos de 2017 e 2018. Com esses sistemas, os processos de comex foram simplificados e os órgãos governamentais tornaram-se mais integrados.

Mas da mesma forma que órgãos públicos se inserem no mundo da tecnologia, as empresas privadas também devem saber se posicionar e aproveitar as ferramentas disponíveis.

A utilização de ERP

O ERP - ou sistema de gestão integrado - é um software de gerenciamento de dados adotado por diversas empresas. Com ele, há a possibilidade de integrar setores diferentes, facilitando sua comunicação. Esse sistema tem a capacidade de levantar informações e criar diagnósticos para a redução de custos e aumento de produtividade.

Para empresas que trabalham com o comércio exterior, o ERP é uma ferramenta de grande funcionalidade. Ele possibilita que qualquer transação internacional seja simplificada, automatiza processos de importação e exportação e analisa taxas de câmbio e de incentivos fiscais.

• LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco